[Parte 4] Distúrbios do sono mais comuns

Infográfico distúrbios do sono Euro Colchões 4

Conheça os principais distúrbios do sono e saiba como controlá-los!

  • Apneia do sono.
  • Bruxismo.
  • Síndrome das pernas inquietas.

A apneia é a interrupção da respiração, com pausas que duram pouco mais de 10 segundos. Quando se tem uma frequência maior que 5 segundos por hora de sono, ela já merece atenção especial.

Questões relacionadas à alteração da anatomia do corpo e do relaxamento da faringe, como a obesidade, favorecem o surgimento da apneia obstrutiva do sono (ou AOS). Esses mesmos fatores também podem provocar o tão temido ronco.

Outro problema comum é o bruxismo, o ato de apertar ou ranger os dentes enquanto dorme. Não se sabe exatamente quais são as suas causas, mas sabe-se que ele provoca dor facial, dores de cabeça, danos à gengiva e desgaste dos dentes. Por isso, normalmente é detectado por dentistas.

Já a síndrome das pernas inquietas é caracterizada pela constante vontade de mexer as pernas durante a noite.

Como tratar os distúrbios do sono?

Existem algumas maneiras de controlar ou até mesmo curar esse tipo de problema vivido durante o sono. Isso depende de alguns fatores, como qual é o distúrbio sofrido, em que estágio se encontra, se o diagnóstico foi precoce ou não, entre outros. Por essa razão, é fundamental que se consulte um médico especialista, que pode ser um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista, psiquiatra, clínico geral ou até um pediatra, de acordo com os sintomas apresentados.

Eles vão recomendar os tratamentos mais adequados para cada caso, que podem ser à base de remédios, novos hábitos alimentares ou estilo de vida (fumantes e alcoólatras provavelmente vão ter que eliminar seus vícios), ou até mesmo a troca dos colchões e travesseiros (afinal, o conforto também é importante na hora de conseguir pegar no sono).

Vai precisar de colchões e travesseiros confortáveis e mais adequados ao seu corpo? A Euro tem um modelo perfeito para você. Procure por uma loja de colchões da Euro perto de você e conheça nossos modelos. Se preferir, dê uma olhada no menu “Produtos” aqui em nosso site. Estamos torcendo para que você tenha uma boa noite de sono o quanto antes!

[Parte 1] Saiba quais são os principais distúrbios do sono

Você tem dificuldades para dormir ou conhece alguém que tenha? Um estudo recente, divulgado pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), mostra que 38% dos trabalhadores brasileiros têm algum tipo de distúrbio no sono. Você sabe quais são os principais diagnósticos apresentados por quem relata ter esse tipo de problema, e quais são seus principais responsáveis? Confira no infográfico abaixo. Boa leitura!

Infográfico distúrbios do sono Euro Colchões 1

A ciência já identificou mais de 100 tipos de distúrbio do sono e eles podem ser divididos em 4 partes:

  • Dificuldade em conseguir dormir ou manter o sono.
  • Dificuldade em manter uma rotina regular de sono.
  • Comportamentos atípicos enquanto dorme.
  • Dificuldade em permanecer acordado.

Alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento da insônia são:

  • Depressão.
  • Cafeína.
  • Álcool e outras drogas.
  • Alimentos e/ou bebidas estimulantes.
  • Exercício físico próximo ao horário de dormir.
  • Ambiente insatisfatório para o sono (luz excessiva, barulho, temperatura alta etc).
  • Desconforto físico (colchão desconfortável, travesseiro com altura diferente da recomendada etc).

Mais conhecido como insônia, esse tipo de distúrbio do sono atinge 4 em cada 10 pessoas em todo o mundo, em diversos níveis: de forma transitória (eventualmente, sem uma frequência), a curto prazo (de 2 a 3 semanas de duração) e de forma crônica (permanente).

É possível também que o relógio biológico da pessoa esteja sempre fora de sincronia com os horários “padronizados” pela sociedade. Isso é chamado de Síndrome do Atraso da Fase do Sono. Na próxima semana divulgaremos a continuação desse infográfico, fique ligado(a)!

Fim de ano do bem na Euro Colchões

Quem acompanhou as mídias sociais da Euro Colchões no mês de dezembro sabe quantas coisas legais rolaram neste período de festas. Nossos clientes que compraram em uma de nossas lojas ajudaram a proporcionar um Natal mais feliz para as crianças, adolescentes e jovens que participam do programa Aldeias Infantis SOS, no Rio de Janeiro.

Parte de nossas vendas de dezembro foram revertidas em uma ação de Natal para os participantes da Aldeia. Foi incrível passar o dia com essas pessoas tão especiais, nos sentimos muito queridos por todos. Nosso presente foi poder passar um dia inteirinho com eles(as). Como é bom fazer o bem!

Euro Colchões ação de Natal

Natal do bem para os consumidores também

Concurso Cultural É do Bem Euro Colchões

Nossos consumidores e admiradores também puderam participar de uma ação do bem muito legal em dezembro! Lançamos um concurso cultural em que os participantes deveriam apenas sugerir uma ação do bem em nosso Instagram para que a Euro pudesse avaliar qual seria a realizada, e o resultado foi superpositivo (confira clicando aqui).

Mais de mil e quatrocentas pessoas participaram e deram ideias maravilhosas que visam ajudar ao próximo, a natureza ou aos animais. O Prêmio? Foram duas diárias gratuitas no Búzios Beach Resort para três vencedores que tiveram as sugestões mais criativas.

Infelizmente tivemos que escolher apenas algumas sugestões, mas pensamos em todas com muito carinho. Confira as ideias do bem das vencedoras:

@geisaribeiro_ Com a sua sugestão de ajudar os animais que estão em abrigos com caminhas próprias para eles. “Um projeto legal seria fazer colchões para cachorros / gatos dos abrigos e ONGs que vivem superlotados. Um cachorro, por exemplo, apenas vai dormir em uma caminha própria quando adotado e, como sabemos q são poucas as adoções, eles vão vivendo nos abrigos sem conforto algum e vão envelhecendo sem nunca terem pisado num colchonete que seja. Sem falar naqueles que ficam doentes e continuam a dormir no chão! Não precisaria ser um colchão muito alto, mas algo com espuma, num tamanho que caiba mais de um cachorrinho e com uma capa superficial ao invés de tecido, para facilitar a limpeza e manter a espuma de dentro. Essa é a minha opinião e agradeço a oportunidade de expor minha ideia através dessa promoção!”

@betabessa Com a sua ação do bem de levar colchões novinhos aos idosos internados em asilos. “Li que a @eurocolchoes é uma das melhores empresas do ramo, que visa além do conforto, a saúde também. Por que não levar isso àqueles que precisam? Aqueles senhores e senhoras que estão em asilos, alguns abandonados pela família e até mesmo pela sociedade. Dormindo em colchões sujos, velhos, alguns muito deteriorados por fungos. Eles, senhores de idade que já tiveram uma longa caminhada e tudo o que resta é um descanso, um sono tranquilo e confortável, visto que muitos sofrem de insônia e problemas de coluna. Quando a solidão vem de noite, nada melhor do que se deitar em um cantinho gostoso, abraçar um travesseiro e esquecer ali algumas dores e aflições. Esse seria um lindo projeto. Ajudar aqueles que por anos ajudaram alguém e agora foram esquecidos.”

@laurascursoni por apresentar a ideia maravilhosa de levarmos crianças carentes de orfanatos para um dia repleto de cultura. “Vocês poderiam levar as crianças de algum orfanato para passear em diferentes locais, para terem a chance de conhecer um pouco mais de sua cidade e se divertirem bastante… Dar presentes, carinho e amor também é algo muito importante, principalmente agora com a chegada do Natal! Essa ação ficaria marcada para sempre na vida deles, seriam eternamente gratos a vocês! “

Das três vencedoras das diárias no Búzios Beach Resort, o projeto vencedor é o da Laura Scursoni, que ressaltou a importância da cultura para as crianças que vivem em orfanatos, por meio de passeios pela cidade do Rio de Janeiro. Ficamos mega felizes com todas as ideias e vamos fazer o possível para realizar também as sugestões da Geisa Ribeiro e da Beta Bessa. Em breve, divulgaremos a execução do projeto. Fique ligado(a) em nossas redes sociais.

Resultado Promoção É do Bem Euro Colchões

Quem nos ajudou a impulsionar essa campanha maravilhosa foi a querida Evelyn Regly. Confira o vídeo da campanha:

 

Aviso personalizado de porta Euro Colchões

Depois de um loooongo dia, tudo o que a gente quer é uma cama para poder deitar, descansar e dormir a quantidade de horas necessárias para repor as energias. Mas sempre tem aquela pessoa que entra no seu quarto sem bater para pegar alguma coisa e atrapalha seu sono, ou que simplesmente te acorda sem motivo. Que situação chata, né? A porta pode estar trancada e, ainda sim, te acordarem pelo simples fato de baterem nela, como se você já estivesse acordado(a).

Nessas horas, é sempre bom ter um “aviso de porta”, como aqueles disponíveis em hotéis para sinalizar à camareira se o quarto está ou não liberado para arrumação. Por isso, elaboramos um aviso personalizado para os clientes Euro Colchões, disponível para download abaixo. Ao baixar, basta imprimir no papel que desejar (indicamos um mais grosso para maior durabilidade), recortar e colocar na porta quando julgar necessário.

 

 

Curtiu? Então deixe um comentário aqui no post!

Como a ansiedade pode atrapalhar o sono

Diversos estudos comprovam a necessidade de obter a cada noite, aproximadamente, 8 horas de sono para poder descansar corretamente, mas às vezes atingir essa meta parece impossível quando enfrentamos uma crise de ansiedade. Ela pode atrapalhar na realização das nossas atividades do dia a dia em vários aspectos. Por exemplo, pode causar falta de concentração, fadiga e sonolência. Este último é um dos que mais afeta nosso corpo já que precisamos de descanso para gerar energia e ter um bom desempenho.

O que provoca a ansiedade

Nossos pensamentos e preocupações são os principais fatores que causam ansiedade e tiram o sono. Passar por momentos difíceis ou situações de alto estresse e ter muita angústia são outros geradores de ansiedade na hora de dormir.

A solução para ter uma boa noite de sono

Nem sempre é preciso recorrer a medicamentos para controlar a ansiedade, muitas vezes o problema pode ser resolvido com métodos menos agressivos e complicados. Temos algumas dicas que podem ajudar.

  • Ingerir alimentos ricos em triptófano (aminoácido presente no ovo, na aveia, nos peixes e outros).
  • Evitar o consumo de muito açúcar ou cafeína à noite.
  • Realizar alguma atividade que tire sua concentração do tema que está lhe causando estresse (como ler um livro, escrever etc.)

Como um bom colchão pode ajudar

Estar confortável é um fator importante que deve se considerar quando buscamos uma solução para a falta de sono. A forma de fazer isso é tendo um colchão de excelente qualidade onde você terá certeza de que vai descansar sem problemas. Na Euro Colchões temos tudo o que você precisa para ter uma boa noite de sono, conheça nossos produtos!

O que é Jet Lag

O famoso jet lag é aquela sensação de fadiga depois de enfrentar uma viagem longa e cansativa e ainda ter de se acostumar a um novo fuso horário. O relógio biológico fica confuso, causando desconforto e trocas de horário para dormir e/ou para se alimentar.

As pessoas pensam que é algo simples, mas o jet lag causa alguns sintomas, como irritabilidade, cansaço excessivo, sonolência ou insônia, mal-estar, e alguns transtornos físicos, como náuseas e dores de cabeça, variando de intensidade de pessoa para pessoa.

O tempo de adaptação do organismo é um pouco lento, pois, segundo especialistas, a cada hora de diferença, o corpo precisa de um dia inteiro para se acostumar.

Como amenizar a fadiga da viagem

Como sabemos que uma noite de sono bem dormida é muito importante, nós, da Euro Colchões, marca líder em camas box e colchões, separamos algumas dicas especiais para amenizar os efeitos do jet lag.

  • No caso de viagens curtas, tente comer e dormir em horários próximos da sua rotina, para que a readaptação na volta não seja difícil.
  • Já para as viagens mais longas, tente se adaptar aos poucos ao fuso horário pelo menos uma semana antes, se for possível.
  • Exercícios leves e ao ar livre amenizam muito os efeitos do jet lag. Ao chegar, se puder pelo menos dar uma caminhada, já é um grande passo para diminuir o desconforto.
  • Vale muito a pena programar o desembarque para o período da manhã. Desembarcar à noite costuma ser mais prejudicial.
  • Só faça uso de medicamentos, como calmantes, se já lhe forem prescritos por um médico. Mesmo assim, o uso no avião não é recomendado.

Aproveite sua viagem, mas não se esqueça de dormir bem

Seja a trabalho, seja a lazer, quando viajamos queremos aproveitar ao máximo o lugar. Contudo, não é recomendado dormir menos que seis horas por dia, então não negligencie sua noite de sono.

Agora que você já sabe como vencer o fuso horário é só arrumar as malas, separar o passaporte e colocar o pé na estrada!

Entenda mais sobre a Síndrome da Bela Adormecida

Quem nunca ouvir falar no conto da Bela Adormecida, a princesa que entra em sono profundo até ser despertada pelo príncipe encantando? Até alguns anos atrás, essa história não era mais que mera ficção e ninguém imaginava que pudesse passar dias ou até semanas dormindo sem parar. Entretanto, a doença de Kleine-Levin (SKL), apelidada como “Síndrome de Bela Adormecida”, é um distúrbio neurológico que faz com as pessoas durmam de forma ininterrupta por longos períodos.

O que é a Síndrome da Bela Adormecida

Como dito anteriormente, a síndrome é causada por alguma desordem neurológica, mas ainda não se sabe com certeza o que causa o distúrbio. Alguns estudos apontam ligações com infecções e outras doenças, mas ainda não há certeza nessa teoria.

Esta síndrome é caracterizada por episódios de hipersonia, facilmente associados a distúrbios comportamentais e cognitivos. O período de sono dura de 16 horas a três semanas seguidas.

Adolescentes do sexo masculino são os mais afetados e a doença pode acarretar outros problemas, como irritabilidade, hipersexualidade e hábito de comer compulsivamente. Geralmente, quem sofre de SKL fica desorientado, apático e confuso, além de não conseguir realizar tarefas corriqueiras, como estudar, trabalhar ou cuidar da higiene pessoal. O fato de passar muitas horas deitado, na maioria das vezes na mesma posição, pode dar dores fortes no corpo, se o colchão não for adequado, e também comprometer a nutrição do paciente, causando anemia e outras doenças.

Como diagnosticar

O diagnóstico ainda é muito difícil porque ainda não existem muitos casos comprovados do distúrbio. Então, os médicos precisam ir pelo método de exclusão. Um dos indícios que levam os especialistas a cogitarem a SKL é a incidência de hipersonia, sono prolongado durante a noite e vontade excessiva de dormir durante o dia.

Tratamento

Tratar a Síndrome da Bela Adormecida é tão difícil quanto diagnosticá-la. Ainda não há nenhum meio específico e definitivo de cura. O que pode ser feito é tentar atingir aspectos específicos da doença com medicamentos que retardam a sonolência diurna e que tratam de sintomas psíquicos subjacentes. O fato é que a doença de Kleine-Levin pode desaparecer tão misteriosamente quanto surge.

De qualquer forma, é importante que não se tente manter uma pessoa com essa síndrome acordada nem tente despertá-la, pois ela não consegue acordar. Caso sinta que seu nível de sono está muito alto, siga a dica da Euro Colchões e procure um especialista!

Conheça as poltronas da Euro Colchões

A qualidade dos produtos da Euro Colchões está presente em diversas linhas. Para quem pensa que a empresa só produz colchões de qualidade, precisa conhecer as nossas poltronas. O conforto proporcionado é a maior virtude e a qualidade dos materiais ganham as pessoas mais exigentes na hora de uma compra importante como essa.

Poltrona Mona

poltrona-mona

É uma poltrona reclinável, com alto poder de convencimento na hora da compra devido a sua beleza incontestável e sua qualidade na construção. É um produto confeccionado em madeira de lei e que pode ser usado para tirar um belo cochilo à tarde nos dias mais tranquilos. É a popular cadeira do papai em uma versão estilosa e com bem mais conforto para você e quem desfrutar do produto.

Poltrona Euro Confort

Poltrona euroconfort preta vista de lado

Possuiu um incrível acabamento que mistura couro legítimo e madeira nas cores preta, marrom e caramelo, além de ser totalmente ajustável. É uma cadeira giratória para quem precisa ficar muito tempo sentado à poltrona e precisa de todo o conforto.

Produtos Euro Colchões é a certeza de um bom negócio!

A Euro Colchões fundamenta sua marca em produtos que são de alta qualidade para você se sentir plenamente satisfeito. Afinal, em um mundo de opções, é diferencial quem oferece exatamente aquilo que o público busca: qualidade e preço justo.

Conheça nossas lojas

A Euro trabalha com excelência e traz nos seus produtos a qualidade que não se vê normalmente. Procure conhecer uma de nossas lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro, Curitiba e Guaratinguetá e avalie os nossos colchões, camas box, poltronas e muitas outras linhas e produto.
É importante lembrar que todos os nossos produtos vêm com a Super Garantia Euro, que é a certeza da qualidade e de tudo que estamos falando nesse post. É conferir e comprar! Vem para a Euro Colchões você também!

Dormir depois do almoço faz bem

Quem nunca sentiu aquele soninho depois do almoço? A vontade de “tirar” um cochilo é algo natural, mas no Brasil a prática da sesta é pouco comum. Em diversos países da Europa é algo comum. Por aqui, o hábito de dormir depois do almoço é visto por muitos como preguiça, mas saiba que seu corpo realmente precisa de um descanso após as refeições e que isso é muito saudável!

O sono depois do almoço tem efeito reparador, influencia na renovação cerebral, aumenta a disposição e a concentração. Assim que acabamos de nos alimentar, o cérebro entra em um estado mais lento de funcionamento, pois uma boa parte do fluxo sanguíneo é direcionado para a digestão.

Qual o tempo ideal da sesta

Existe um fator muito importante para sua sesta não virar uma armadilha: o tempo de repouso não deve ultrapassar a média de 40 minutos. Caso a pessoa ultrapasse muito este tempo, pode sentir falta de sono durante a noite ou ficar ainda mais sonolenta.

Algumas empresas já disponibilizam para seus funcionários espaços para relaxar e descansar em algum momento do dia, um hábito saudável que só melhora o rendimento no trabalho. Diversos estudos comprovam que dormir durante o dia, mesmo durante o trabalho, melhora muito o desempenho dos funcionários, diminui o índice de estresse e ainda ajuda na digestão.

Dicas para tirar a sesta

Como o tempo não deve ultrapassar a média de 40 minutos, é recomendado que o ambiente para a sesta seja silencioso, tranquilo e com temperatura ambiente agradável (nem fria nem quente) para que a pessoa adormeça mais rapidamente e aproveite melhor o curto tempo de descanso. Se houver um colchão confortável, melhor ainda!

Caso não seja possível estar em um ambiente silencioso, que tal ouvir uma música relaxante? Pode ser algo que você goste ou sons da natureza como chuva, vento, barulho do mar. Existem diversos aplicativos para smartphones com este tipo de som. Siga nossas dicas e tenha uma ótima sesta!

Entenda a importância dos protetores de colchão

Passamos boa parte da nossa vida dormindo. Estudos apontam que em média dormimos 24 anos. E durante as horas que passamos em cima do colchão acontece um processo natural de renovação da pele, do cabelo. E assim de célula em célula a cama vira um paraíso para os ácaros, micro-organismos causadores de reações alérgicas, asma, rinite, gripes, entre outros problemas.

Para se ter uma boa noite de sono e ficar de olho na saúde, são importantes alguns cuidados com a higiene da sua cama, lençóis e colchão e observar com mais atenção os materiais com os quais o seu colchão foi fabricado para evitar a proliferação dos ácaros.

Os ácaros são minúsculos e imperceptíveis a olho nu. Em média um colchão consegue acumular 2 milhões destes pequenos seres que conseguem viver por até três meses. Uma cama mal cuidada sofre do que alguns especialistas denominam “síndrome da cama doente”.

Os protetores de colchão são grandes aliados no combate aos ácaros. Eles facilitam muito a limpeza, que deve ser frequente e protege a sua casa, e um colchão bem protegido tem maior durabilidade. Os protetores da Euro Colchão possuem ainda exclusivo tratamento Actipro, um processo 100% natural que insere micro-organismos probióticos no tecido que anula a reprodução e alimentação dos ácaros.

Mantenha seu colchão livre dos ácaros

Para manter seu quarto e sua cama livres dos ácaros, invista em lençóis de qualidade, evite os fabricados com tecidos sintéticos. Abra portas e janelas com frequência para que a luz do sol entre e o ar circule no quarto. Para quem possui camas box, protetores ainda mantêm a poeira bem longe da sua cama.

Os mesmos cuidados valem para os travesseiros que devem ser constantemente higienizados e de tempos em tempos trocados. Os travesseiros Euro Colchões são antialérgicos. Aproveite para conhecer nossos novos modelos e ter uma noite reparadora e livre de alergias.

Combate aos ácaros com ActiPro

A Euro Colchões possui a exclusiva tecnologia Actipro para te ajuda ainda mais no combate aos ácaros. Micro-organismos probióticos são inseridos de forma 100% natural em tecidos de protetores de colchão e alguns modelos de colchões, evitando assim que ácaros se proliferem. Escolha o seu modelo preferido de colchão, siga nossas dicas e tenha uma noite tranquila e sem alergias.