Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê!

Pode não ser só o som da televisão, mas o de qualquer outro aparelho, como o rádio, ar-condicionado, ventilador etc. O hábito de depender do barulho desses equipamentos para dormir chama-se ruído branco, sinal sonoro que contém as frequências na mesma potência, e que podem abafar outros sons do ambiente que atrapalham o nosso sono, como o barulho de carros, obras, cachorros latindo, entre outros.

Esses sons adversos possuem frequências diferentes, por isso é tão difícil dormir ouvindo eles, diferente do ruído branco, que é caracterizado por sons da mesma potência. Durante o sono, a audição é o único sentido que continua funcionando, portanto se você costuma acordar durante a noite por conta de sons externos, ligar a televisão antes de dormir pode ser uma boa alternativa para evitar isso. Se você já tem esse costume, é porque necessita do ruído branco para ter uma boa noite de sono.

Se você não consegue dormir com a TV ligada por conta da luz, você pode optar por outros objetos/tecnologias que apenas emitem som. Dormir ouvindo músicas do celular não faz o mesmo efeito, principalmente se forem músicas muito agitadas. Além disso, a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos suprime a produção do hormônio que produz o sono: a melatonina.

A ajuda do ruído branco em outras circunstâncias

O ruído branco é literalmente uma parede de energia sonora que serve não só para o sono, mas também para facilitar a concentração no trabalho e no estudo. Esses “ruídos” são facilmente encontrados na internet, em canais no Youtube, por exemplo. Eles são uma verdadeira terapia para aqueles que se acostumaram com o efeito sonoro transmitido. Existem hoje diversos tipos de ruído, específicos para cada situação. Cada cor causa um efeito diferente sob o cérebro, seja para a concentração, cognição ou descanso.

Quem é mãe sabe que os ruídos são mais eficazes do que canções de ninar, devido aos seus efeitos relaxantes. O ruído branco é o mais famoso entre todos os coloridos, pois é a soma de todos eles. Todas as frequências audíveis estão nele, das altas até as baixas. Entenda como acontece com o seu sono:

Seu sono sem o ruído branco:

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

Um alarme de carro dispara na rua e as ondas chegam até o seu quarto: Mesmo que você não se lembre disso no dia seguinte, você certamente acordará mais estressado.

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

Seu sono com o ruído branco:

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

O alarme do carro dispara na rua, mas seu quarto está ambientado com o ruído branco:

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

Como você pode ver, a frequência não se torna tão drástica quando há ruído branco.

Essa pode ser uma ótima alternativa que vai ajudá-lo(a) bastante na sua rotina de sono! Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog. Não perca!

Fonte dos gráficos: Tm Soft

Curiosidades sobre o sono que você precisa saber

Como você já sabe, dormir bem vai além de ter um bom colchão. As práticas fora dele também influenciam muito, e é preciso ter disciplina para manter a rotina. Existem pessoas que, independente do que façam no dia a dia, conseguem dormir bem durante a noite, enquanto outras precisam lançar mão das dicas de sono. A Euro Colchões, loja de colchões, vai te ajudar com isso. Confira:

O ambiente do sono

O ambiente em que você dorme diariamente precisa estar adequado para o sono. Isso quer dizer que a temperatura deve estar agradável, com luzes apagadas e sem barulhos. Esquecer os eletrônicos ao deitar-se também é imprescindível para que o sono venha mais rápido. Se você estiver entretido com algo, não conseguirá dormir. Só vá para a cama quando estiver sonolento, para que o seu corpo entenda que está na hora de dormir.

É muito importante que as fronhas, travesseiros, lençóis, almofadas e demais itens estejam limpos, para evitar a alergia à poeira doméstica e minimizar a proliferação de ácaros. Apesar dos colchões Euro terem tratamento exclusivo Actipro, antiácaro 100% ecológico, limpeza é fundamental. Sem contar que é muito mais agradável dormir em um conjunto de roupa de cama super cheiroso. Se você tem dificuldadas para entender os ícones de lavagem dos produtos têxteis, temos um infográfico bem bacana sobre eles e como proceder com a lavagem correta aqui no blog!</>

Para quem gosta de músicas calmas para adormecer, estão liberadas! Elas fazem você se sentir confortável, calmo e sonolento. Ritmos como folk, jazz ou música clássica são excelentes para essa ocasião.

O relógio do sono

Programe-se para dormir sempre no mesmo horário, e com o tempo o sono virá naturalmente. O mesmo vale para o uso do despertador, que se tornará desnecessário quando o seu relógio biológico entender qual é a hora certa de acordar. Mas para isso acontecer, você não pode “enfiar o pé na jaca” no final de semana!

O que comer antes de dormir

É preferível que você acrescente à sua dieta alimentos leves, pois são digeridos mais rapidamente. Quando você ingere refeições pesadas e dorme, a digestão é mais lenta, bem como o metabolismo, ocasionando o aumento de peso. O mais importante é evitar bebidas estimulantes três horas antes de dormir, como, por exemplo, café, bebidas alcoólicas e energéticos.

Veja alguns alimentos que estão liberados antes de dormir e ajudam a combater a insônia:

  • aveia;
  • banana;
  • vegetais verdes;
  • leite;
  • linhaça;
  • maracujá.

Por que é tão comum as pessoas beberem leite antes de dormir?

Leite e outros produtos lácteos contêm um aminoácido chamado triptofano, que ajuda a induzir o sono. Ele também contém melatonina, um hormônio que regula o ciclo sono-vigília. Então não é um mito dizer que o leite faz com que o sono venha mais rápido. Se você não é muito chegado a leite, você pode experimentar outras alternativas como o leite de coco, leite de amêndoa e leite de noz. Eles têm efeitos semelhantes ao leite comum. Uma pequena observação: quanto mais natural for o leite, melhor.

Mas não adianta a alimentação estar em dia e o trabalho não: tudo precisa caminhar junto para dar certo.

Como o trabalho pode estar interferindo no seu sono

Se você acha que o seu ambiente de trabalho pode estar interferindo no seu sono, pode ser que você esteja certo. O pior problema pode estar na iluminação artificial, pois o nosso corpo precisa de luz natural para não interferir em nosso relógio de sono interno, ou seja, você pode não estar recebendo luz solar o suficiente.

Se você leva trabalho para casa, pare de fazer isso imediatamente. Quanto mais prolongamos o expediente, mais expostos ficamos a dispositivos eletrônicos. Você precisa descansar para o sono chegar mais cedo. Se você conseguir dormir melhor durante a noite, certamente não precisará levar trabalho para a casa, pois você terá mais energia para desenvolvê-los mais rápido no horário correto.

As sonecas no horário de almoço fazem bem!

Nosso corpo precisa de descanso após as refeições (você já deve ter reparado no sono que costuma vir depois delas). A verdade é que não raciocinamos direito após as refeições, principalmente se elas forem muito pesadas, como as do almoço. Quando você tira uma soneca de 20 minutos depois do almoço, você volta com muito mais disposição para as tarefas que vêm depois disso, pois essa prática influencia na renovação cerebral, aumenta a disposição e a concentração. Mas não ultrapasse esse tempo, para que isso não interfira no sono durante a noite.

Assim que acabamos de nos alimentar, o cérebro entra em um estado mais lento de funcionamento, pois uma boa parte do fluxo sanguíneo é direcionado para a digestão. 20 minutos de soneca durante o dia substituem 2 xícaras de café.

Quantas vezes você já bocejou lendo este texto? Você sabe por que isso acontece? Continue lendo:

Por que bocejamos?

Você com certeza já se pegou bocejando várias vezes durante o dia. Eles parecem até contagiosos. Mas por que fazemos isso? Para que serve o bocejo? Ele nada mais é que um mecanismo biológico que nós, seres humanos, usamos para manter o cérebro aquecido, fazendo com que ele trabalhe melhor. Serve como um sinal para que nossos corpos se animem e se mantenham alerta.

E ele é sim contagioso, bem como o riso. Um estudo descobriu que, ao assistirem a vídeos de bocejo, cerca de 50% das pessoas também começavam a bocejar. O mesmo ocorria quando estavam pensando ou lendo sobre.

Sono durante a semana X sono de fim de semana

De segunda a sexta você acorda mais cedo para trabalhar, e no final de semana você dorme o máximo que puder, acertamos? Isso acontece muito. O sono é similar à luz que é acionada no seu carro quando o combustível está acabando. O sono alerta seu corpo quando você necessita dormir. Quanto mais tempo você passa acordado, mais o seu corpo precisa dormir.

Da mesma forma, a sua necessidade de dormir aumenta quando você está sonolento à noite. Você acorda com um tanque cheio de energia que se esvazia lentamente, até que não haja mais nada. Quando você finalmente estiver com sono e for dormir, o tanque gradualmente se enche novamente, permitindo que você acorde bem descansado, com o tanque cheio mais uma vez.

Se você desregula a sua rotina de sono no final de semana, torna-se muito difícil retomá-la. Por isso, procure manter sempre os mesmos horários. Pense pelo lado bom: você poderá curtir muito mais o seu final de semana se acordar mais cedo. Se você conseguir dormir 8h por dia durante a semana, você não sentirá vontade de dormir até onde puder no final de semana, pois seu corpo já estará descansado.

Outras coisas que podem estar interferindo seu sono

  • Parceiro que ronca: a melhor forma de resolver isso é a conversa. Será mais fácil de seu parceiro entender e procurar ajuda médica.
  • Animal de estimação: um estudo do sono de 2014 descobriu que as pessoas que dormiam com seus animais de estimação levavam mais tempo para adormecer. Se você dorme com seus animais de estimação, tente passar algumas noites sem eles, e veja como você se sente na parte da manhã.
  • Estresse: separe um tempo para organizar a sua vida, para não ter que levar problemas para a cama. Durante o dia você pode resolvê-los, na hora de dormir não.
  • Falta de exercício físico: um dos melhores amigos do sono é o exercício físico. Quem pratica atividade física dorme mais rápido, descansa mais, tem um sono mais profundo e de melhor qualidade, se sente mais disposto ao acordar e se concentra com maior facilidade. No entanto, não é recomendado praticar exercícios próximo ao horário de dormir, pois eles liberam adrenalina e mantêm você acordado.

Como induzir o sono

Nem sempre as coisas acontecem como queremos, e às vezes é preciso fazer alguma coisa para que elas venham até você. O mesmo acontece para dormir. Você pode induzir o sono para que ele venha. Comece por um banho quente. Ele relaxa os músculos, alivia possíveis enxaquecas e reduz a ansiedade. O segundo passo é esquecer o relógio e os problemas. Confira todas as dicas de como induzir o sono.

Como você costuma dormir?

A posição que você dorme diz muito sobre você. Sabia que tudo aquilo que evitamos expor no dia a dia acaba sendo revelado inconscientemente enquanto dormimos? Entenda abaixo o que cada posição quer dizer:

  • De bruços e com os braços abertos: significa que os problemas do dia a dia não interferem no seu sono. Pessoas que dormem com os braços abertos e relaxados são mais extrovertidas e têm mais facilidade de se relacionar.
  • De bruços e com as mãos abaixo do rosto: são pessoas que queriam dizer suas verdades, mas têm medo que isso possa prejudicá-las. O medo está constante no dia a dia dessas pessoas, e essa posição de dormir é uma forma de proteger-se.
  • Em posição fetal: é utilizada pela maioria das pessoas. Possui aparência de durão, mas é sensível por dentro. Essa forma de dormir simboliza proteção.
  • Barriga para cima e os braços ou mãos cruzados: essa posição também simboliza proteção, e quanto mais as mãos e os braços estiverem cruzados, mais a pessoa está passando por momentos tensos na vida.
  • Barriga para cima e braços entrelaçados atrás da cabeça: é uma posição típica de cochilo. Quem tem esse hábito, geralmente é uma pessoa mais tranquila e que está de bem com a vida. É aquela pessoa que gosta de liderar.

Identificou-se com as características?

Como a respiração influencia no sono

Respiração e sono têm tudo a ver. Quando você está agitado, sua respiração acelera; quando você está calmo, sua respiração é mais lenta e propícia para o sono. Caso você esteja muito agitado e precise dormir para acordar bem disposto no dia seguinte, o segredo é instigar uma respiração mais lenta e profunda, que fará a sua frequência cardíaca diminuir.

A meditação é uma excelente prática para renovar as energias e manter a calma diante da pressão que passamos todos os dias. Além de ajudar no sono, fará com que você se sinta mais relaxado para desenvolver outras atividades.

Como viver de forma saudável

Já tivemos um longo avanço na qualidade de vida, mas ainda há muito o que melhorar, e isso só depende de nós. Em 1920, a expectativa de vida era de chegar aos 54 anos, e hoje é aos 78. Quando se trata de quanto tempo você vai viver, há muita verdade no ditado que diz que “a genética é uma arma carregada, mas você só mexe no gatilho se quiser”.

É você quem faz a sua qualidade de vida ser melhor ou pior. Dormir bem, manter as refeições diárias equilibradas, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e estimulantes, praticar atividades físicas, esquecer os eletrônicos, entre outros, são hábitos que podem te ajudar a ter uma vida mais longa.

Quando é a hora de trocar o colchão?

E se mesmo com todas essas dicas você ainda não estiver dormindo bem, pode ser a hora de trocar o seu colchão. Ele tem data de validade, e você precisa estar atento(a) a ela para evitar os problemas de saúde. Para saber se já está na hora de trocá-lo, não basta apenas fazer o cálculo baseado na data em que ele foi comprado, mas ficar atento às condições de uso abaixo:

  • maior densidade (afundando) no centro do colchão;
  • perda das características originais;
  • deformidades;
  • o conforto não é o mesmo de um período atrás;
  • dores no corpo ao acordar;
  • tecido úmido;
  • molas ou espumas estão aparecendo.

Se você identificou um desses itens, não espere aparecerem outros. Visite uma Euro Colchões, loja de colchões. Sua saúde está em 1º lugar!

A relação entre a digestão e o sono

Você já deve ter se perguntado por que sente tanto sono depois de comer, principalmente se for uma refeição mais “pesada”. Afinal, como e por que isso acontece? O que comer durante o dia para não comprometer a jornada do trabalho? E por aí vai. São diversas perguntas para as quais você pode encontrar respostas aqui nesse post.

Se os olhos começaram a pesar depois do almoço, não fique preocupado. Tente tirar uma soneca de 20 minutos, pois isso deixará você mais disposto. É melhor optar por ela do que não render o restante do dia em alguma atividade. Em segundo lugar, dormir pouco também pode fazer com que você sinta bastante o sono durante o dia, principalmente depois de comer. Então, tenha uma rotina de sono regrada.

Por que sentimos sono após as refeições?

Quem comanda todo o processo é o sangue do nosso corpo, ele é responsável por conduzir o oxigênio para que o cérebro funcione. Quando comemos, a “atenção” é desviada para o aparelho digestivo, fazendo com que o cérebro funcione lentamente e ocasionando o sono. Quanto mais pesada a comida for, mais o aparelho digestivo precisará trabalhar, o que por sua vez, traz ainda mais sonolência.

O número de vezes que mastigamos os alimentos também está ligado ao sono que sentimos após as refeições. Que loucura, né? Se mastigarmos pouco, nosso organismo precisará trabalhar mais para realizar a digestão, o que nos deixa mais sonolentos.

Evite comer antes de dormir

Outro fator importante que deve ser levado em consideração é não fazer refeições antes de dormir para não atrapalhar a sua noite de sono. Como vimos acima, a digestão e o sono estão diretamente ligados. Quando você dorme depois de comer, o aparelho digestivo trabalha mais lentamente, tornando a digestão e absorção dos nutrientes mais demorada e levando até ao aumento de peso.

Para não dormir de estômago vazio – o que também não é bom –, prefira alimentos mais leves, como um copo de leite, iogurte com aveia, frutas, castanhas, torradas integrais etc.

Durma em um colchão de qualidade

Após seguir corretamente as dicas de alimentação, você precisa ter um colchão que suporte as suas necessidades. Para isso, você pode visitar uma de nossas lojas Euro Colchões e conversar com nossos vendedores. Estamos te esperando!

Alimentos estimulantes e calmantes: o que é bom para dormir ou para despertar

Quem é que nunca sentiu sono ao longo do dia, e na hora de dormir, ficou agitado? A Euro Colchões acredita que você já passou por essa situação pelo menos uma vez em sua vida. É normal isso acontecer, principalmente quando a nossa alimentação não é feita da forma que deveria, ou seja, balanceada e nos horários corretos. Para isso existem os alimentos estimulantes e calmantes, que te ajudam em determinadas situações.

Alimentos estimulantes

Os alimentos estimulantes precisam ser consumidos com moderação, pois o excesso pode causar estresse e ansiedade. São de reação imediata, e pessoas que sofrem com insônia e distúrbios do sono devem evitar ingerir esses alimentos até três horas antes de dormir.

Como eles proporcionam reações agradáveis a ponto de nos sentirmos revigorados, algumas pessoas acreditam que precisam deles diariamente e aumentam a dosagem cada vez mais, pois o organismo já se acostumou com a dose mínima e ela já não tem o efeito necessário de estimulação. Por isso, é preciso ter cautela! Confira abaixo alguns alimentos estimulantes e tenha cuidado com eles!

  • Café
  • Refrigerante
  • Chás
  • Chocolate
  • Gengibre
  • Pimenta

Alimentos calmantes

Estamos sempre em busca de alimentos que façam bem para a nossa saúde, principalmente quando temos problemas para dormir. Tudo o que você ingere influencia diretamente na sua rotina, inclusive no sono. Confira alguns alimentos que deixam o seu organismo mais calmo e preparado para o descanso:

  • Abacate
  • Castanha de caju
  • Chás de camomila e erva-doce
  • Cenoura
  • Maracujá
  • Alface

Existem também os alimentos que provocam o sono, pois exigem muito do corpo para realizar a digestão, que são os açúcares, doces em geral, leite e seus derivados e excesso de carboidratos na mesma refeição. Eles não são alimentos calmantes, mas pesados, que necessitam de um esforço maior do nosso organismo. São características diferentes, ok?

Essas dicas são complementares e vão te ajudar a ter um dia mais produtivo e uma noite mais tranquila. Na Euro Colchões, loja de colchões, você encontra diversos modelos de camas e colchões que trarão benefícios para o seu corpo quanto à postura e ao descanso mental. Visite uma de nossas lojas e conheça!

Os melhores dias começam com uma boa noite de sono (part 2)

Que os melhores dias começam com uma boa noite de sono todo mundo já sabe, mas a grande questão é como atingir esse benefício. No último infográfico postado no blog da Euro Colchões, loja de colchões, foi divulgado um top 7 com atitudes que te ajudam a ter uma noite de sono melhor, e as principais distrações que podem mantê-lo acordado como, por exemplo, a dificuldade em desligar os aparelhos eletrônicos.

E como as dicas não param por aí, a Euro elaborou um novo conteúdo super funcional que vai te ajudar ainda mais, inclusive, ao unir alimentação, atividade física e bem-estar, pois são elementos que andam de mãos dadas no dia a dia e fazem toda a diferença também no seu despertar matinal. Confira algumas dicas que a Euro Colchões trouxe para você:

loja de colchões infografico sono Euro Colchões

Gostou do conteúdo do infográfico? Você pode receber outras dicas incríveis em seu e-mail! Basta assinar nossa newsletter!

Como o sono interfere no desempenho dos atletas

Todo atleta precisa se dedicar muito e ter um dia a dia regrado para alcançar seus objetivos. Mas o que poucos deles sabem é que, para obter o sucesso, o sono é um item fundamental, que deve estar inserido nesse contexto. Dormir bem é essencial para que as funções fisiológicas e psicológicas funcionem de maneira adequada a fim de evitar a queda de desempenho, que está ligada ao cansaço, agitação e alteração no humor.

O ato de dormir mal aumenta o nível de adrenalina, o que, consequentemente, desencadeia também o estresse. Então, mesmo que você não seja um atleta, mas tenha disciplina tanto quanto um, e não esteja vendo resultados mais satisfatórios, faça uma autoavaliação em relação ao seu sono.

A atividade física também tem algumas restrições de horário, para não atrapalhar o sono e o treino do dia seguinte. É recomendável malhar no período da manhã, pois isso te deixará mais disposto(a) para as atividades do dia. Caso não seja possível, se esforce para terminar o exercício 3 horas antes do horário em que você costuma dormir, caso contrário, a adrenalina deixará o seu corpo agitado, impossibilitando-o de dormir no horário correto.

Os benefícios do sono para quem realiza atividade física

  • É durante o sono que os músculos crescem, pois nosso organismo começa a reconstrução muscular, que resgata algumas substâncias perdidas durante o treino.
  • O bom humor proporcionado pelo sono traz mais motivação para realizar a atividade física.
  • Evita a sensação de fadiga e cansaço extremo.
  • Durante o sono perdemos muitas calorias e evitamos comer mais do que o necessário.

 

Recentemente a Euro Colchões recebeu a visita do atleta paralímpico Diogo Ualisson e pudemos vivenciar de perto os benefícios de uma boa noite de sono para um atleta consagrado. Apoiar o Diogo durante as Paralimpíadas foi uma grande honra.

Assim como o sono traz benefícios para as atividades físicas, o contrário também ocorre. A prática de exercícios ajuda a gastar energias acumuladas e facilita o relaxamento no fim do dia. E para ter uma noite de sono completa, nada como um colchão maravilhoso, que faça você se sentir nas nuvens. Na Euro Colchões, loja de colchões, você encontra os mais variados produtos, aprovados pelo mais rigoroso teste de qualidade.Visite a loja mais próxima a você e conheça!

Durma mais e diminua o risco de câncer de mama

No mês de outubro foi celebrada a campanha de conscientização e alerta às mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. O que muitas mulheres ainda não sabem é que dormir pouco é um fator de risco que pode ajudar a desencadear o câncer de mama, por causa da falta do hormônio melatonina, que regula os ciclos do sono e é utilizado como proteção contra esse tipo de tumor.

Essa informação é fruto de um estudo feito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). De acordo com a pesquisa, dormir pouco ou dormir mal aumenta o risco de desenvolvimento de tumores nas mamas. No estudo, os cientistas envolvidos constataram que, ao introduzir o hormônio do sono no experimento, a proliferação celular induzida pelas substâncias tronco-tumorais do câncer reduziu.

Evidentemente não é possível afirmar que a privação do sono seja o causador de uma doença como o câncer, mas sendo um fator importante para a contribuição no aumento do risco, vale a pena ficar atento e tentar sempre melhorar a rotina do sono.

Como dormir melhor e reduzir a chance do câncer de mama

Existem algumas “regrinhas do sono” que vão ajudá-la a dormir melhor no dia a dia. Confira:

    • crie o hábito de dormir sempre no mesmo horário;
    • evite bebidas estimulantes como cafés, chás ou bebidas alcoólicas até 3h antes de se deitar;
    • só vá para a cama exatamente na hora em que for dormir. Esqueça TV, smartphone ou qualquer equipamento eletrônico;
    • realize exercícios físicos;
    • descanse 20 minutos após o almoço. Soneca liberada!
    • evite comidas muito pesadas no período da noite;
    • não durma de estômago cheio. Realize uma refeição leve antes de deitar-se;
    • tenha um colchão e travesseiros confortáveis;
    • seu quarto precisa estar escuro, calmo e com uma temperatura agradável.

Aqui na Euro Colchões, loja de colchões, além de conferir várias dicas para estar de bem com a sua noite de sono, você ainda pode escolher um colchão dos sonhos! Visite uma de nossas lojas e conheça os nossos modelos com diferentes tipos de molas e espumas, todas especiais e feitas para você!

Como lavar a roupa de cama corretamente?

Quem é que não ama dormir no colchão com uma roupa de cama sempre limpinha e cheirosinha? Dá vontade de não sair mais de lá, não é mesmo? Não tem sensação mais relaxante do que essa depois de um dia cheio. Nós transpiramos muito durante a noite, e além de trocar os lençóis e o conjunto completo de roupa de cama, é preciso também lavá-los, mas não precisa se assustar com o tamanho das peças, ok? Basta ter alguns cuidados importantes.

Os materiais confeccionados em algodão, além de serem mais confortáveis, macios e ventilados, costumam ser mais simples de lavar. Porém, evite usar água quente para que as fibras não ressequem, assim como o tecido sintético. Já os materiais de linho precisam de cuidado redobrado, pois qualquer descuido pode comprometer o seu material. É melhor não arriscar e deixar por conta de um profissional.

Para lavar edredons e cobertores, é preciso conferir a capacidade da máquina de lavar, pois são itens que têm bastante volume e peso. Caso ultrapasse o volume recomendado, é melhor optar pelo serviço de uma lavanderia especializada para evitar o trabalho de lavá-los à mão. Na hora de secar, a melhor opção é escolher uma temperatura média e virar a peça a cada 30 minutos.

Passo a passo para realizar a lavagem da roupa de cama

  • O primeiro passo é conferir as instruções de lavagem, para não estragar a roupa de cama em vez de lavar.
  • Além das instruções de como realizar a lavagem, verifique as especificações de produtos que devem ser utilizados.
  • Sacuda bem os lençóis e as fronhas antes de colocá-los na máquina de lavar, a fim de reduzir a poeira, pelos e cabelos acumulados.
  • Faça a triagem de cores para não manchar os lençóis.
  • Lave as roupas de cama separadamente para garantir melhores resultados.
  • Prefira o uso de detergente líquido quando lavar edredons e cobertores para facilitar o enxágue.

Dicas anotadas? Na Euro Colchões, loja de colchões, você encontra diversas soluções de bem-estar em colchões e acessórios com as melhores matérias-primas do mercado, para deixar o seu quarto completo e maravilhoso! Venha conhecer! Clique e saiba onde está a loja mais próxima a você: https://eurocolchoes.com/nossas-lojas/

Confira mais dicas em nosso infográfico:

Entenda os ícones de lavagem dos produtos têxteis

Inemuri: prática japonesa de cochilar em locais públicos

Já pensou em como seria bem mais fácil se uns cochilinhos de vez em quando, mesmo que em público, fossem coisas aceitáveis para a sociedade? No Japão, não só é algo comum como é uma prática famosa, chamada Inemuri, que significa “estar dormindo, mas presente”. Trata-se do hábito de cochilar em reuniões sociais, locais e transportes públicos e até em eventos importantes como aulas, reuniões de trabalho etc.

Mas calma, isso não significa que as pessoas dormem profundamente, pelo contrário. O conceito do Inemuri é fechar os olhos para descansar a mente, mas continuar prestando atenção no que acontece em volta.

Seriam os japoneses preguiçosos?

Todo mundo sabe que os asiáticos em geral levam trabalho e estudo muito a sério, criando cidadãos culturalmente viciados nas duas atividades. Entretanto, este hábito não é visto como sinal de preguiça, mas sim como uma prova de que você está se esforçando ao máximo nas suas obrigações. Para os japoneses, quem pratica o Inemuri está em estado de cansaço excessivo, já que, provavelmente, teve que abdicar de horas de sono para se dedicar a alguma tarefa. Em outros países, no entanto, o método não é visto com bons olhos.

Vale ressaltar que o Japão é um país que preza pela hierarquia, portanto, o Inemuri é considerado aceitável entre as pessoas em posições de liderança ou de alto escalão, não incluindo os subordinados.

Os benefícios do Inemuri

Não precisa ser especialista para supor que a carga excessiva de trabalho não faz bem para a saúde, principalmente a longo prazo, mas dá para extrair diversos benefícios do Inemuri. Por exemplo, a mente se renova depois destes breves períodos de sono, ajudando na concentração e a “clarear” as ideias.

Além disso, testes da NASA comprovam que dormir durante o dia traz benefícios à memória, principalmente no que se refere ao trabalho, melhorando a concentração nas tarefas e aumentando a produtividade. Outro benefício para o dia a dia de trabalho é que a capacidade de realização de atividades complexas se amplia.

Bom, como no Brasil ainda não podemos contar com esta técnica, é muito importante que sua noite de sono seja de qualidade. Que tal começar pelo seu colchão? Na Euro Colchões você encontra diversos modelos, com qualidade comprovada, além de camas box, travesseiros e muito mais. Euro Colchões, quem se gosta tem!

Saiba quais sons ajudam a dormir

Quem nunca se programou para dormir cedo, mas se distraiu tanto verificando as redes sociais, conversando ou jogando no smartphone que nem viu a hora passar? Atualmente, muitas pessoas perdem o sono por ficar com o celular do lado, mas saiba que ele pode ser um grande aliado para ajudar a relaxar à noite, basta colocar uma musiquinha e deixar seu corpo relaxar.

Estudos comprovam que durante o sono nós temos uma percepção maior dos sons, além de processá-los no córtex auditivo. Entretanto, existem melodias específicas que nos ajudam a dormir com mais facilidade.

Sons relaxantes

Melodias podem te relaxar ou alarmar e, quando elas são alarmantes, costumam interromper o ciclo do sono, ao contrário do primeiro tipo. Entretanto, o conceito de relaxante é subjetivo, então o ideal seria escolher algum som que faça você se sentir confortável e até sonolento. Comece por melodias calmas e com poucas batidas.

Sons da natureza

Quem não se sente mais calmo ao ouvir o barulho do mar ou da floresta, não é? Ruídos vindos da natureza causam a sensação de bem-estar e de relaxamento, oferecendo um clima propício para uma noite de sono mais agradável. Procure alguns sons da natureza, coloque-os para tocar e prepare-se para dormir como um bebê.

Música

A música também é uma ótima aliada do sono, e ritmos como folk, jazz ou música clássica são as melhores opções. Lembre-se que neste momento é preciso ouvir coisas que te relaxem, então, mesmo que você goste muito, não escolha sons considerados agressivos, como heavy metal.

Outra dica legal é usar um temporizador, que tem a capacidade de diminuir o volume gradativamente e que desligue depois de um tempo, provavelmente quando você já estiver dormindo.

Se preferir, opte pelo silêncio total

Assim como existem pessoas que não suportam qualquer tipo de claridade ao dormir, existem aquelas que não conseguem relaxar se ouvirem o mínimo de ruído, seja por ter o sono leve ou por outras questões. Nesses casos, é possível evitar que sons externos interrompam seu momento de descanso, como, por exemplo, usando abafadores de som ao se deitar.

Agora que você já sabe quais são os sons e ritmos mais propícios ao sono, monte sua playlist, se jogue na cama e tenha bons sonhos! Ah, e continue acessando o blog da Euro Colchões para conferir outras dicas legais!