Como manter a rotina de sono nas férias

Suas férias chegaram? Isso é ótimo! Quem é que não adora um descanso? Descansar é necessário para que possamos revigorar nosso corpo e mente, para conseguir voltar às tarefas a todo vapor. Mas, a rotina de sono pode ser bastante afetada nesta época . Desta forma, como manter a rotina de sono nesse período?

Para achar a resposta dessa pergunta, você veio ao lugar certo. Quase todo mundo adora dormir, mas desregular seu sono em um período de férias pode fazer com que você demore a voltar ao ritmo depois que elas acabam. Mas, aqui, te daremos algumas dicas para evitar que isso aconteça.

Como manter a rotina de sono nas férias

Não é impossível manter a rotina de sono nas férias. Embora seja tentador passar o dia todo na cama, quando você não precisa cumprir com nenhuma obrigação, é preciso se manter ativo para que no fim das suas férias não haja problemas para retomar suas tarefas do dia a dia.

Sendo assim, você pode recorrer à dicas bem simples que irão te ajudar a não cair na tentação de continuar dormindo e desregular todo o seu sono.

Além disso, as férias também servem para serem aproveitadas, certo? Você pode viajar, conhecer novos lugares e pessoas, fazer um curso que queria há muito tempo, ou então aproveitar para passar mais tempo com a sua família.

Sendo assim, dormir demais não é legal. Você pode tirar um ou dois dias para colocar o sono atrasado em dia mas depois desse período, é hora de aproveitar o tempo livre que você tem. Afinal, nós seres humanos só precisamos de oito horas de sono para conseguir recarregar as energias.

Acorde cedo

Uma dica importante para manter a rotina de sono nas férias é: acorde cedo. Mas calma! Não precisa ser tão cedo assim. Se normalmente você levanta às seis da manhã, seria pedir demais que continuasse se levantando nesse mesmo horário.

Mas, você pode levantar às oito ou nove da manhã. Que tal? Isso te proporcionaria um tempinho a mais de sono e não ia afetar suas noites, porque você passaria boa parte do dia acordado.

Esqueça eletrônicos na hora de dormir

Algo que impede as pessoas de pegarem no sono são aparelhos eletrônicos. Muita gente se deita com o celular nas mãos e quando percebe, lá se foram cinquenta minutos nas redes sociais. Por isso, evite. Responda todas as mensagens antes de se deitar e vá para a cama sem celular, tablets ou qualquer dispositivo eletrônico.

Coloque o despertador longe da cama

Outra dica é: coloque seu despertador longe da cama. Ainda que você esteja de férias, acordar também é algo que acontece com um despertador, principalmente no período da manhã. Mas nas férias é muito fácil desligar o despertador que está ao seu lado e continuar dormindo. Então, certifique-se de que ele esteja longe de você.

Isso vai acabar te forçando a levantar para desligá-lo,assim você não corre risco de apertar o botão de “desliga” sem perceber, ainda sonolento e voltar a dormir, desajustando toda a sua rotina de sono.

Não durma em horários avulsos do dia

Ainda que você tenha muito tempo livre nas férias, não durma em horários aleatórios do dia. Isso vai fazer com que você não sinta sono ao se deitar à noite, trocando o dia pela noite, o que te impede totalmente de aproveitar suas férias como deveria.

Procure se entreter, se encontre com velhos amigos, passeie mais, estude, cozinhe ou faça qualquer outra coisa que irá preencher as horas do seu dia. Mas não durma!

Agora você já sabe como manter a rotina de sono nas férias. Siga as dicas e se livre da preguiça na hora de ter que voltar para a correria do dia a dia.

Quer ser bem sucedido na sua carreira? Dormir bem pode ser um bom negócio

Um bom desempenho no trabalho nem sempre depende de um bom currículo pessoal e acadêmico. A fórmula secreta é dormir bem, isso mesmo! Manter o sono em dia é fundamental para manter a produtividade. Porém, essa tarefa acaba sendo a última da lista para alguns profissionais, especialmente para aqueles que trabalham durante a noite.

A International Stress Management Association (Isma-BR) fez uma pesquisa recente e revelou que o tempo médio de trabalho de um executivo é de 13h. Se compararmos aos dados de 2010, o aumento significativo é de 3h, e cerca de 25% desses executivos sofrem de insônia, crescimento equivalente a 40% nos últimos dez anos.

Porque precisamos dormir bem

Segundo Gilberto Ururahy, diretor da clínica Med-Rio, especializada em check-ups de executivos, a falta de uma noite bem dormida prejudica a concentração, a velocidade cognitiva e a memória, aumenta a ansiedade, o cansaço e a irritação e ainda prejudica a tomada de decisões.

Além de tudo isso, em longo prazo, isso pode virar um problema de saúde e desencadear várias doenças, como já dissemos aqui no blog. Infelizmente, quando a rotina fica mais corrida, as pessoas tendem a cortar o tempo das coisas mais importantes: O sono, a atividade física e a boa alimentação, fatores importantíssimos que ajudam a dormir bem.

Tempo é dinheiro e sono também

O cenário começou a mudar quando a Universidade de Harvard realizou um estudo que demonstrou que a produtividade baixa fez com que as companhias americanas perdessem 63,2 bilhões de dólares por ano. Ou seja, profissionais cansados são menos produtivos e adoecem mais.

Por isso, dormir menos ou cortar hábitos, influenciam diretamente nossa disposição para o trabalho. “O descanso ajuda nossa produtividade, além de melhorar o humor e a criatividade”, afirma Sara, professora assistente na Universidade da Califórnia e autora do livro Take a Nap! – “Tire um cochilo”.

Troque aquele cafézinho por 8h completas de sono, passe na Euro Colchões mais próxima e experimente o melhor colchão para você! Afinal, dormir a gente dorme em qualquer lugar, mas a qualidade do sono depende do seu colchão! 😉