[Parte 4] Distúrbios do sono mais comuns

Infográfico distúrbios do sono Euro Colchões 4

Conheça os principais distúrbios do sono e saiba como controlá-los!

  • Apneia do sono.
  • Bruxismo.
  • Síndrome das pernas inquietas.

A apneia é a interrupção da respiração, com pausas que duram pouco mais de 10 segundos. Quando se tem uma frequência maior que 5 segundos por hora de sono, ela já merece atenção especial.

Questões relacionadas à alteração da anatomia do corpo e do relaxamento da faringe, como a obesidade, favorecem o surgimento da apneia obstrutiva do sono (ou AOS). Esses mesmos fatores também podem provocar o tão temido ronco.

Outro problema comum é o bruxismo, o ato de apertar ou ranger os dentes enquanto dorme. Não se sabe exatamente quais são as suas causas, mas sabe-se que ele provoca dor facial, dores de cabeça, danos à gengiva e desgaste dos dentes. Por isso, normalmente é detectado por dentistas.

Já a síndrome das pernas inquietas é caracterizada pela constante vontade de mexer as pernas durante a noite.

Como tratar os distúrbios do sono?

Existem algumas maneiras de controlar ou até mesmo curar esse tipo de problema vivido durante o sono. Isso depende de alguns fatores, como qual é o distúrbio sofrido, em que estágio se encontra, se o diagnóstico foi precoce ou não, entre outros. Por essa razão, é fundamental que se consulte um médico especialista, que pode ser um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista, psiquiatra, clínico geral ou até um pediatra, de acordo com os sintomas apresentados.

Eles vão recomendar os tratamentos mais adequados para cada caso, que podem ser à base de remédios, novos hábitos alimentares ou estilo de vida (fumantes e alcoólatras provavelmente vão ter que eliminar seus vícios), ou até mesmo a troca dos colchões e travesseiros (afinal, o conforto também é importante na hora de conseguir pegar no sono).

Vai precisar de colchões e travesseiros confortáveis e mais adequados ao seu corpo? A Euro tem um modelo perfeito para você. Procure por uma loja de colchões da Euro perto de você e conheça nossos modelos. Se preferir, dê uma olhada no menu “Produtos” aqui em nosso site. Estamos torcendo para que você tenha uma boa noite de sono o quanto antes!

Artigos Relacionados