Menu
Saiba os benefícios de uma noite bem dormida.

A lista de problemas causadas pela falta de sono é extensa e entre elas estão o aumento nas chances de desenvolver doenças cardíacas, aumento de peso e depressão. Isso porque o sono irregular ou a privação dele confunde o metabolismo, o que, em longo prazo, pode até mesmo reduzir a expectativa de vida.

É durante o sono que o organismo secreta um hormônio chamado leptina, responsável por regular o apetite. Sem ele, perde-se o controle sobre a saciedade, o que causa a ingestão de alimentos de forma compulsiva.

Em relação ao coração, estudos realizados por universidades nos Estados Unidos, Japão e São Paulo comprovaram que quem dorme pelo menos sete horas diárias tem aumentadas suas chances de viver em até 17 a mais em relação a quem dorme menos. As chances de viver mais por dormir mais podem chegar a 83%.

Isso é devido em parte à manutenção da pressão arterial em níveis normais. A insônia faz com que o organismo permaneça em alerta, o que eleva a quantidade de adrenalina no sangue, causando aumento na pressão.

Entretanto, a quantidade de horas de sono varia de acordo com a idade e as condições gerais de cada um. Em geral, crianças dormem mais que idosos, já que seu metabolismo é mais ativo.

Certamente se você já teve uma noite de sono mal dormida, no outro dia sentiu dificuldades com a memorização. Isso acontece porque o cérebro, durante o sono, realiza uma espécie de mapeamento, em que descarta informações desnecessárias, mantendo apenas as que julga importantes. Dormir mal faz com que as coisas fiquem “embaralhadas”.

Quem dorme bem aproveita mais a vida

A Euro Colchões oferece colchões que vão fazer suas noites de sono muito mais agradáveis. Conheça nossa linha Kingsdown, elegância conforto e tradição para um sono perfeito!

Fontes:

http://www.abeso.org.br/pagina/281/cronobiologia.shtml

http://super.abril.com.br/ciencia/sono-fonte-juventude-441938.shtml

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/dormir-pouco-eleva-risco-de-doencas-e-reduz-expectativa-de-vida-diz-estudo.html

Compartilhe esse post!

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado

Artigos relacionados

  TOPO