Menu
Por que sonhamos – Euro Colchões

“Por que sonhamos?” – essa pergunta foi uma das mais procuradas pelos brasileiros no ano de 2014, segundo uma pesquisa do Google. Embora não haja uma tese científica definitiva sobre o assunto, diversos estudos nos campos da psicanálise e da neurociência buscam respostas para essa pergunta que aguça a curiosidade de tantas pessoas.

Na psicanálise, uma das principais teses foi criada pro Sigmund Freud, que afirmava em sua obra “A interpretação dos sonhos”, de 1900, que os sonhos são uma linguagem simbólica pela qual se manifesta o nosso inconsciente. Para ele é através dessa linguagem que demonstramos nossos desejos mais secretos e conflitos internos não resolvidos que acabam afetando o nosso comportamento no dia a dia.

Já na neurociência, diversas pesquisas mostram que os sonhos são importantes no armazenamento de novas informações que adquirimos ao longo do dia. Por isso, uma boa noite de sono é importante para a manutenção de uma boa memória. Alguns estudos apontam que é durante a noite que consolidamos o nosso conhecimento. Segundo essa teoria, é durante o sono que as informações de curto prazo tornam-se memórias de longo prazo.

Quando o sonho acontece?

Para ter uma boa noite de descanso, é preciso que a pessoa passe por todas as fases do sono. Ao longo da noite, uma pessoa pode flutuar entre quatro níveis de sono: o sono REM (movimentos oculares rápidos) e as três fases do sono não REM. É durante o sono REM que os sonhos acontecem, que é a fase onde o sono é mais leve. Durante essa fase, é comum que as pessoas despertem com mais frequência, por isso é mais comum lembrar-se do sonho quando acordamos durante essa fase de sono.

Se a pessoa acorda muito durante essa fase, fica a impressão de que sonha muito durante a noite, mesmo que, na verdade, as pessoas passem apenas duas horas, em média, no sono REM. Por isso também que fica a impressão de cansaço quando sonhamos muito, justamente porque o ciclo do sono é interrompido sem ter sido finalizado.

Apesar dos motivos para sonhar ainda não terem sido desvendados pela ciência, uma coisa é possível afirmar: sonhar faz bem para a saúde mental, além de melhorar o raciocínio e a criatividade.

A Euro Colchões entende a importância de uma noite de sono reparadora para sua saúde e bem-estar. Investimos nas melhores matérias-primas para criar modelos de colchões que são um verdadeiro sonho. Aqui no blog temos diversas dicas sobre como ter uma boa noite de novo e por que dormir bem é tão importante. Continue nos acompanhando e bons sonhos!

Compartilhe esse post!

0 Comentário

Artigos relacionados

  TOPO