Menu
Relógio Biológico

Você sabia que o seu corpo trabalha de acordo com o seu relógio biológico? Esse mecanismo regula várias funções do nosso organismo e, entre elas, está o sono, uma das mais importantes.

O nosso relógio biológico trabalha da mesma forma todos os dias. Se você está acostumada(o) a acordar em um determinado horário e a sua rotina muda, você vai se sentir sonolenta(o), cansada(o) e com aquela sensação de “preciso dormir mais”. Acordar muito tarde no fim de semana, por exemplo, pode ser perigoso, pois faz a pessoa dormir mais tarde no dia seguinte. Se for comparado a uma dieta, seria como sair totalmente do regime no fim de semana.

O nosso organismo demora cerca de uma semana para reajustar a rotina do sono. Portanto, mantenha o seu relógio biológico certinho todos os dias para não se sentir indisposta(o)!

Para que você entenda melhor, saiba como o seu corpo se prepara para dormir:

  • 5h às 17h – O Organismo produz e acumula a adenosina que, à noite, facilita a produção da melatonina;
  • 17 às 21h – Os olhos percebem a mudança de luz e enviam estímulos ao cérebro avisando que o corpo vai se preparar para dormir;
  • 21h às 3h – A adenosina começa a se transformar em melatonina, hormônio que produz sono;
  • 2h às 3h – Pico de produção de melatonina;
  • 3h às 5h – Cérebro produz o hormônio cortisol, que acelera o metabolismo e aumenta a pressão arterial, preparando o corpo para acordar. O cortisol inibe a melatonina.

Não existe um horário melhor para dormir, isso varia de acordo com o relógio biológico de cada pessoa. Mas, se nosso estilo de vida não é compatível com o nosso relógio biológico interno, alguns distúrbios podem surgir, como por exemplo, a síndrome de avanço e atraso das fases do sono, a insônia e algumas alterações metabólicas, como obesidade, predisposição a diabetes e alterações cardiovasculares.

Por isso, uma boa noite de sono é indispensável. A Euro Colchões, loja de colchões no Rio de Janeiro e em Curitiba, oferece os melhores itens para o seu conforto: Colchões, boxes, travesseiros e muito mais! Visite a loja mais próxima de você e confira nossos produtos: http://eurocolchoes.com/nossas-lojas/

Compartilhe esse post!

0 Comentário

Artigos relacionados

  TOPO