Menu
Fases do Sono

Dormir bem é essencial para a saúde e bem-estar. Uma boa noite de sono com a quantidade de horas necessárias para o descanso é revigorante e ainda melhora nossa capacidade de concentração e aprendizado. Além disso durante o sono nosso corpo realiza diversos funções biológicas importantes para o bom funcionamento do metabolismo como, por exemplo, a síntese de alguns hormônios.

Precisamos dormir em média de 6 a 8 horas por dia. Este tempo é fundamental para que o ser humano passe pelas fases do sono. No total passamos por cinco fases enquanto dormimos: 1,2,3,4 e REM (sigla para Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos). Em média são necessários de 90 a 110 minutos para passarmos de uma fase para outra. A seguir um pouco mais sobre as fases do sono, com dados do Sleep to Live Institute.

Fase 1

É a fase inicial do sono e a mais leve e se não estiver em um ambiente confortável, pode despertar com facilidade. Nesta fase os músculos começam a relaxar e a atividade cerebral ainda é muito intensa.

Fase 2

Gastamos a maior parte da nossa noite de sono nesta fase. Os músculos relaxam ainda mais, há uma queda de temperatura no corpo e a atividade cerebral começa a cair.

Fase 3

Na terceira fase você começa a entrar no sono profundo. Nossos neurônios emitem ondas elétricas em determinadas frequência e intensidade dependendo do que estamos fazendo. Se estamos dormindo ou acordados, por exemplo. Nesta fase o cérebro produz a chamada ondas deltas, que são mais lentas e estão ligadas ao relaxamento. Pessoas que são meditadores experiente conseguem emitir este tipo de onda.

Fase 4

A fase 4 é a segunda fase do sono profundo. Nesta fase começamos a sonhar e estamos emitindo ondas delta. Esta é uma das fases mais importantes para que ao acordar você esteja revigorado.

Fase REM

Fase mais profunda e importante do sono. Nesta fase os sonhos ocorrem com maior frequência e a respiração fica mais rápida e superficial. Esta fase é responsável pela formação da memória e colabora para o aumento da nossa capacidade de aprendizado.
O sono nos ajuda a estabilizar as reações químicas no cérebro que são responsáveis por nossos pensamentos, formação da memória, dos sonhos, etc. Por isso dormir é fundamental além de ser uma delícia!
Agora que você já sabe como é importante ter uma boa noite de sono, escolha com carinho o colchão para não pular nenhuma fase durante a noite e acordar com saúde e disposição para enfrentar o dia a dia.
É claro que, para dormir bem e ter uma noite tranquila, só em um colchão Euro Colchões !

Compartilhe esse post!

0 Comentário

Artigos relacionados

  TOPO