Menu
variacao-do-tempo-sono-dos-mamiferos-euro-colchoes

Apesar de serem da mesma classe, cada mamífero possui um determinado tempo de sono diário. Os pequenos dormem mais e os maiores dormem menos. Basta prestar atenção no seu bichinho de estimação e notar quanto tempo ele passa dormindo. Mas, você sabe o porquê? Para acabar com a curiosidade dos nossos leitores, resolvemos trazer uma pesquisa que revela a explicação de tudo isso. Fique ligado no post!

Cientistas afirmam que quanto maior o animal, mais tempo ele passa acordado. Como exemplo, podemos citar o elefante que fica 21h por dia acordado, enquanto um morcego passa 20h dormindo. As girafas, um dos maiores mamíferos, dormem apenas 4h por dia. O que nunca foi explicado é o que determina essa diferença tão grande.

Por isso, um novo estudo feito pela neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houze, afirma que a quantidade de sono varia de acordo com a concentração de neurônios no cérebro. O sono é essencial para o desenvolvimento dos mamíferos, pois quando dormimos acontece a reposição de energia e a limpeza de toxinas acumuladas ao longo do dia.

Os animais precisam manter a rotina diária de sono da mesma forma que os humanos, caso isso não aconteça, as toxinas em excesso podem comprometer a capacidade mental. “A função do sono já estava bem estabelecida, mas esta é a primeira vez que conseguimos uma explicação razoável e que possa ser testada sobre necessidades tão diferentes de sono”, disse Suzana, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A lógica dos mamíferos

Um animal que passa boa parte do tempo dormindo, tem menos tempo para comer, por isso é pequeno. Por outro lado, os que permanecem acordados por mais tempo comem mais, logo têm um corpo maior. Com os seres humanos, o processo é um pouco diferente. Nós passamos boa parte do dia acordados, mas outras atividades substituíram a necessidade de fome.

Nosso padrão de sono varia bastante dentro da própria espécie. Um recém-nascido dorme cerca de 17h por dia, enquanto os idosos dormem em torno de 7h. Para que você tenha noites reparadoras e sem preocupações com a recomendação diária de sono, A Euro Colchões, loja de colchões no Rio de Janeiro e em Curitiba, oferece os melhores itens para você dormir bem: Colchões, cama box, travesseiros e muito mais! Visite a loja mais próxima de você e confira nossos produtos: eurocolchoes.com/nossas-lojas.

Compartilhe esse post!

0 Comentário

Artigos relacionados

  TOPO