Menu
dormir depois almoco faz bem

Quem nunca sentiu aquele soninho depois do almoço? A vontade de “tirar” um cochilo é algo natural, mas no Brasil a prática da sesta é pouco comum. Em diversos países da Europa é algo comum. Por aqui, o hábito de dormir depois do almoço é visto por muitos como preguiça, mas saiba que seu corpo realmente precisa de um descanso após as refeições e que isso é muito saudável!

O sono depois do almoço tem efeito reparador, influencia na renovação cerebral, aumenta a disposição e a concentração. Assim que acabamos de nos alimentar, o cérebro entra em um estado mais lento de funcionamento, pois uma boa parte do fluxo sanguíneo é direcionado para a digestão.

Qual o tempo ideal da sesta

Existe um fator muito importante para sua sesta não virar uma armadilha: o tempo de repouso não deve ultrapassar a média de 40 minutos. Caso a pessoa ultrapasse muito este tempo, pode sentir falta de sono durante a noite ou ficar ainda mais sonolenta.

Algumas empresas já disponibilizam para seus funcionários espaços para relaxar e descansar em algum momento do dia, um hábito saudável que só melhora o rendimento no trabalho. Diversos estudos comprovam que dormir durante o dia, mesmo durante o trabalho, melhora muito o desempenho dos funcionários, diminui o índice de estresse e ainda ajuda na digestão.

Dicas para tirar a sesta

Como o tempo não deve ultrapassar a média de 40 minutos, é recomendado que o ambiente para a sesta seja silencioso, tranquilo e com temperatura ambiente agradável (nem fria nem quente) para que a pessoa adormeça mais rapidamente e aproveite melhor o curto tempo de descanso. Se houver um colchão confortável, melhor ainda!

Caso não seja possível estar em um ambiente silencioso, que tal ouvir uma música relaxante? Pode ser algo que você goste ou sons da natureza como chuva, vento, barulho do mar. Existem diversos aplicativos para smartphones com este tipo de som. Siga nossas dicas e tenha uma ótima sesta!

Compartilhe esse post!

0 Comentário

Artigos relacionados

  TOPO