Menu
Alimentação para um bom sono

Pelo bem de nossa saúde e bem-estar, especialistas apontam que precisamos repousar diariamente entre 6 e 8 horas. O sono é essencial para muitas funções do organismo, como por exemplo, como a reparação de tecidos, crescimento, consolidação da memória e o processo de aprendizado.

Porém ter uma noite tranquila e de sono reparador não é tarefa fácil para quem tem uma rotina agitada. Quando dormimos diversos fatores podem atrapalhar o momento do seu sono como: colchão inadequado, ambiente com ruídos e muita iluminação e até mesmo a nossa alimentação.

Aliás não dormir adequadamente leva ao um aumento de peso, pois quando se dorme pouco pode ocorrer alterações hormonais que alteram o apetite e o metabolismo. Este é um ótimo motivo para você investir tempo para dormir bem.

Alimentar-se bem pode ajudar e muito para que você durma tranquilo. Evite alimentos que vão te deixar agitado como café e alguns chás. Procure comer alimentos leves e de fácil digestão e evite gordura e excesso de açúcar. A digestão durante a noite tem que ser tranquila e acontecer de forma natural e não ser um fator de incomodo. Além da alimentação, pratique exercícios e mantenha um horário regular para deitar. O corpo humano gosta de rotina e aos poucos se cérebro começar a registrar que é hora de “desligar”.

Alimentos que ajudam a dormir mais

Existem alguns alimentos que são aliados do sono. A banana por exemplo, é fonte de complexo B, B6 e magnésio. A fruta ajuda na produção serotonina, hormônio que regula o sono e o apetite e está envolvida com uma melhor comunicação entre os neurônios. A banana além de deliciosa faz sim, bem para a saúde. Outra fruta que é ótima para quem quer descansar é o maracujá, que tem conhecido efeito calmante e é fonte de vitaminas do complexo B.

Quer dormir bem? Que tal trocar o arroz branco pelo integral no jantar? Este carboidrato ajuda a regular a produção dos hormônios serotonina (responsável pelo sono) e melatonina (responsável pelos ciclos de atividade-repouso e sono/vigília).

Salmão é outro alimento amigo do sono tranquilo. Rico em ômega 3, o peixe também é fonte de vitamina B12, essencial na conversão do triptofano em serotonina.

Uma boa noite de sono envolve diversos fatores. Escolha bem seu colchão, crie um ambiente confortável e invista em bons hábitos. Sua saúde agradece.

Nós da Euro Colchões estamos sempre atento a todas as dicas para tornar o seu sono tranquilo e reparador. Temos lojas no Rio de Janeiro e em Curitiba, para você comparar seu colchão e acessórios para tornar o seu quarto o seu cantinho preferido. Venha nos fazer uma visita!

Compartilhe esse post!

0 Comentário

Artigos relacionados

  TOPO